-
Arquitetos: Branco del Río, Arquitectos
- Área: 395 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Frederico Martinho
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto faz parte da reorganização e modernização de uma antiga serralharia e a sua expansão para área de escritórios. Um novo edifício de escritórios é construído numa área livre de terreno, de 3x50 metros. O edifício incorpora-se ao funcionamento da serralharia, com uma entrada independente e uma ligação direta à fábrica. As restrições da área disponível levaram a uma solução de edifício alongado, adaptado à topografia natural do terreno. A longitude total do edifício é quebrada por pátios que introduzem luz e ventilação natural.
Estes pátios compõem, com o interior, um único espaço total, funcionando como interiores ao ar livre. Para isto, usaram-se caixilhos de correr que permitem unir espacialmente o conjunto e recorreu-se a um acabamento contínuo interior-exterior de cor negra mate que ressalta a luz exterior e a exuberância da vegetação.
A construção foi pensada para ser leve, seca, produzida e assemblada no local. Para isso, a estrutura, a grande estante longitudinal que atravessa todo o edifício, as mesas de trabalho, a fachada exterior e os decks e sombreamentos, foram construídas na fábrica contígua com peças metálicas manejáveis por duas pessoas.
Todas as superfícies que se tocam, paredes, teto e mesas são de madeira. Painéis sandwich com acabamento de contraplacado de abeto pintado para as paredes e teto, e contraplacado de bétula com fórmica negra para as mesas. Foi idealizado um sistema de encaixe para fixar os painéis à estrutura do edifício sem recorrer a colas ou parafusos.
Todo o edifício, a partir da laje de pavimento, e à exceção dos caixilhos, foi produzido no local e montado por duas pessoas. No futuro poderá ser desmontado e reutilizado ou reciclado. A climatização de inverno é resolvida com um sistema de pavimento radiante, que tira partido da inércia da laje do pavimento, e com um recuperador de calor no centro do espaço. Durante o verão o ambiente é controlado apenas com sombreamento e ventilação natural. A madeira, além das suas qualidades hápticas, funciona como regulador acústico e de humidade.